Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

DESCULPEM-ME

Pessoal desculpe a falta de postagens aqui no blog, mas ultimamente nao tenho tido tempo nem mesmo para ver emus emails, assim que livrar um tempo aqui reativo as frequentes postagem.

Att,
Mandrak

terça-feira, 7 de julho de 2009

Internet Interplanetária


No final de 2008, a Nasa fez os primeiros testes com a Internet espacial, ou Internet Interplanetária.

Aquele primeiro teste envolveu a troca de dados com a sonda Epoxi, uma continuação da missão Impacto Profundo, e que se encontra a caminho de um encontro com o cometa Hartley, o que deverá acontecer em 2010. Foram usadas ainda as sondas que estão orbitando Marte - daí a denominação Internet Interplanetária.


Agora, os cientistas acabam de acionar o primeiro ponto de acesso da Internet Interplanetária a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O objetivo inicial é a automatização da transmissão dos dados científicos obtidos nos laboratórios da ISS para os controles em terra. Hoje o sistema é mais parecido com um sistema de rádio do que com um protocolo da Internet, como o TCP/IP.

Protocolo DTN

O protocolo usado pela internet interplanetária chama-se DTN ("Disruption-Tolerant Networking" - Rede Tolerante a Interrupções), onde cada computador da Internet Interplanetária mantém a informação pelo tempo que for necessário, até que seja possível estabelecer a comunicação de forma segura com o próximo nó da rede. Isto garante que não haverá perdas nos dados mesmo com as mais adversas situações encontradas no espaço ou quando uma sonda estiver escondida do outro lado de um planeta.

"A comunicação entre as espaçonaves e as estações terrestres é feita tradicionalmente por meio de uma conexão ponto-a-ponto, de forma muito parecida com um walkie-talkie," explica Kevin Gifford, um dos responsáveis pela desenvolvimento da Internet Interplanetária.

"Atualmente, as equipes das missões espaciais devem agendar manualmente cada conexão e gerar os comandos apropriados para especificar para onde os dados devem ser enviados, o tempo da transmissão e seu destino. Com o aumento do número de espaçonaves e conexões, e com o surgimento da necessidade da comunicação entre os diversos veículos, essas operações manuais se tornam cada vez mais complicadas e caras," disse ele.

Primeiro roteador espacial

A Internet terrestre não pode ser simplesmente transferida para o espaço porque lá em cima não se pode assumir que os computadores terão sempre uma conexão entre eles. Assim, o protocolo DTN pressupõe que os diversos nós da rede se comunicarão sempre que puderem. Quando não houver conexão, cada roteador deve segurar seus dados até ser possível fazer a transmissão.

O primeiro roteador da Estação Espacial Internacional foi instalado em um equipamento de pesquisa chamado CGBA (Commercial Generic Bioprocessing Apparatus) durante a última missão do ônibus espacial Atlantis. Os testes envolvem a transmissão dos dados científicos coletados pelo equipamento diretamente para o controle em terra.

A NASA espera dotar todos os laboratórios da Estação Espacial Internacional de seus próprios roteadores para que os dados científicos sejam transferidos para os respectivos controladores de cada experimento, muitos deles localizados em laboratórios de universidades ou nos centros de controle das agências espaciais europeia, russa e japonesa.

O novo protocolo da Internet Interplanetária foi desenvolvido sob o comando de Vint Cerf, atualmente no Google, e considerado um dos pais da Internet terráquea.
Fonte: Inovacao Tecnologica

6 comentários:

serjao 7 de julho de 2009 19:01  

é, a inclusão digital é uma coisa de loco não?
já pensou mandar um email pra marte?
pra saturno?
na minha visão, é um dinheiro gasto com coisa futil.
tem muito mais necessidades físicas no mundo, especialmente na áfrica. e ninguém faz nada grandioso pra mudar isso.

Allerson 7 de julho de 2009 19:05  

Eu vi esse post hoje no site do super interessante. Na verdade achei mto chato.

www.allersonblogger.blogspot.com

muucedani 7 de julho de 2009 19:16  

muuuito bom o blogger, me manter informado sobre essa Internet Interplanetária, vaaaleu!

Mandrak 7 de julho de 2009 19:21  

uahsuhas....ja pensou o blog sendo lido em Saturno??asuahsuh

Rafael 8 de julho de 2009 17:27  

Será que eles conseguem conectar no "itaparica" sem lag? heuheuehue

Mandrak 8 de julho de 2009 17:30  

=D seria uma boa...aushauhsa

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR